sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A caminho do prémio Nobel?

Tenho guardada no frigorífico, na porta, perto dos ovos, uma caixa de minhocas.
São minhocas do tipo Saltarim, e servem como isco para os pescadores desportivos.
Estas minhocas apresentam uma boa resistência e longevidade desde que guardadas no frio. Devidamente acondicionadas podem durar mais de duas (2) semanas para além da data de compra.
Estas minhocas foram compradas no dia 29 de Setembro de 2007. Desde então têm apresentado uma côr normal, e uma actividade normal, considerando que estão no frigorífico e que, portanto, ficam mais lentas devido às baixas temperaturas, cerca de 5º C.
A actividade das minhocas tem sido testada por recurso ao método que consiste em abrir a caixa periodicamente, escarafunchar com o dedo indicador da mão direita nas minhocas, verificar que reagem ao toque, e por fim limpar o dedo indicador da mão direita nas calças.
No sábado, dia 6 de Outubro de 2007, foi adicionada à caixa de minhocas umas gotas de água do mar, para repôr a humidade.
Depois deste procedimento, as minhocas conservaram o seu aspecto e actividades normais.
Tenho na varanda uma garrafa de 1,5L de água sem rótulo, com um resto de água da torneira no fundo, que ali tem sido conservada ao longo de mais de seis (6) meses.
A água deverá apresentar o desenvolvimento microbiano possível para as quantidades de oxigénio e matéria orgânica presentes na porção de água original, pois o tempo passado é, em princípio, suficiente para que se tenha chegado ao limite desse mesmo desenvolvimento microbiano.
Na quinta-feira, dia 10 de Setembro de 2007, adicionei algumas gotas dessa água à caixa das minhocas, para repôr a humidade.
Tendo hoje de manhã executado o teste do dedo nas minhocas verifiquei, surpreendentemente, que as minhocas apresentam um nível de activade anormalmente alto e apresentam uma descoloração anormal.
A modificação nos aspectos qualitativos da população de minhocas deverá ser consequência de alterações químicas no habitat, introduzidas pela água da garrafa que tem estado esquecida na varanda.
Estes aspectos serão estudados nos próximos 2 anos, pelo que previsivelmente será emitido um relatório sobre este assunto em Setembro de 2009.

Sem comentários: